Romeo Busarello, especialista em marketing, falará sobre conhecimentos e habilidades para uma boa comunicação durante o 27º Encontro de Condomínios de Goiás (Econ), em Goiânia
O marketing tornou-se uma ferramenta estratégica para a gestão de condomínios, para engajar, sensibilizar e informar o morador, incentivar sua participação em reuniões e nas decisões. A avaliação é do palestrante, professor e mentor Romeo Busarello, que estará em Goiânia nesta quinta-feira, 22, para falar sobre marketing e o futuro dos negócios, no primeiro dia do 27º Encontro de Condomínios de Goiás (Econ), que será realizado no Centro de Eventos WTC World Trade Center, pelo SecoviGoiás.
“Marketing é uma filosofia de negócio, não um departamento. Quando nós remetemos isso ao mundo dos condomínios, vemos que todo síndico hoje tem que ter uma visão de marketing estratégico na sua gestão de condomínio”, resume Busarello, acrescentando que o síndico precisa do marketing para engajar, sensibilizar e informar muito bem o morador, atraindo-o para as reuniões das quais muitas vezes os condôminos não querem participar. “Para tudo isso, um síndico precisa ter um conhecimento mínimo de marketing para poder engajar esse morador”, sugere.
Busarello propõe um novo olhar por meio das estratégias de marketing, por meio do qual o morador é um consumidor. “O cliente de um síndico é o morador. E é preciso usar estratégias de marketing para todas essas questões, para contribuições, colaborações. E para isso, todo o profissional de marketing tem de ter esse pensamento estratégico e sobretudo tem de ser um bom comunicador. Porque ele é um gestor e um gestor de quê? De expectativas dos clientes que têm o maior patrimônio da sua vida sendo gerido por um síndico”, orienta.
O palestrante explica que um síndico precisa ter um conhecimento básico, não avançado de marketing. “Mas precisa ter esse básico, que passa por uma boa comunicação, que pode ser tanto oral, mas também com o uso de várias ferramentas de comunicação”, sugere Busarello, citando como exemplo comunidades virtuais, via grupos de WhatsApp e CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente), onde podem ser registrados comunicados, queixas de moradores. “O síndico tem de entender CRM, tem de saber usar essas ferramentas com uma linguagem bastante apropriada, tem de ser um gestor de conflitos, porque hoje com comunidades digitais os conflitos se afloram”, observa o palestrante.
O Econ
O 27º Econ terá como tema “Como a gestão inteligente transforma a convivência e a eficiência”. Voltado para síndicos, conselheiros, administradores, advogados, contadores e outros profissionais da gestão condominial, o evento reunirá em Goiânia palestrantes renomados. Temas que impactam o setor, como a reforma tributária, também serão discutidos.
Presidente do SecoviGoiás, Antônio Carlos da Costa Antônio Carlos aponta como principais desafios dos condomínios na atualidade gestão eficiente, segurança, convivência, manutenção e atualização regulatória. “Eventos como o Econ ajudam ao promover troca de experiências, capacitação, networking, divulgação de inovações e debates sobre políticas, fortalecendo a gestão condominial e facilitando soluções para esses desafios”, diz.
Nesse contexto, a gestão inteligente em Goiás, especialmente na área condominial, é fundamental para promover eficiência, transparência, sustentabilidade e segurança. “Ao adotar tecnologias e práticas inovadoras, é possível otimizar recursos, reduzir custos, valorizar imóveis e melhorar a qualidade de vida dos moradores, atendendo às crescentes demandas urbanas”, prevê o presidente do SecoviGoiás.